domingo, 30 de julho de 2017

Entendendo Sinal Ruído (SNR Margin) e Atenuação (Line Attenuation)

Entendendo Sinal Ruído (SNR Margin) e Atenuação (Line Attenuation)

    Venho sendo abordado sobre índices ideais de sinal ruído (SNR Margin) e atenuação (line attenuation), pois cada vez mais as operadoras estão vendendo velocidades maiores de internet e, com isso, esses parâmetros passam a ser fundamentais para entender possíveis problemas com sua conexão.

    Vale ressaltar que esse artigo aborda todas as conexões ADSL, ADSL2, VDSL, VDSL2 e FTTH.

    O SNR Margin (sinal ruído) é na verdade a razão do sinal e a quantidade de interferência na linha, chamado de ruído, que dificulta a passagem do sinal. Essa medição é realizada em decibéis (dB).

    Quanto maior o valor do SNR Margin melhor é a qualidade do sinal que chega em sua internet, mas como referência costumo seguir a tabela abaixo:

7dB ou menos - Quedas frequentes, não sincroniza, é impossível permanecer com a conexão estável;
8dB a 13dB - Considerado regular, sem problemas de sincronia, não costumam haver quedas e, se estiverem próximas ao valor superior da faixa a conexão pode ser considerada boa;
14dB a 22dB - Muito bom. Completamente estável, sem quedas, sincronismo rápido;
23dB a 28dB - Excelente;
29dB ou mais - Apesar de raro é possível encontrar conexões assim, principalmente quando se tem velocidades baixas e está próximo ao armário da operadora;

    O Sinal ruído, como pode ser visualizado acima, é melhor conforme aumenta seu valor em dB.

    A atenuação (line attenuation) é a perda da intensidade(força) do sinal devido a distância e cabeamento, ou seja, quanto mais distante do armário da operadora maior será a atenuação, assim como quanto pior for o cabeamento o sinal atenuará em uma distância menor.

    Com isso temos a explicação do motivo pelo qual você deseja aquela velocidade maior que a empresa de telecomunicações oferece e eles, por vezes, lhe informam que no seu endereço não está disponível. Como há uma perda conforme a distancia dos equipamentos da operadora, velocidades maiores não conseguem ser oferecidas em locais muito distantes do armário onde estão os equipamentos que atendem o endereço.

    Ao contrário do sinal ruído, a atenuação é melhor quando o seu valor é menor, ou seja, quanto menor a atenuação melhor é para sua conexão. Também existe uma tabela para a atenuação, conforme abaixo:

0dB a 19dB - Excelente, próximo ao armário, cabeamento bom;
20dB a 30dB - Muito bom, sem problemas;
31dB a 40dB - Bom, também não apresenta problemas, mas indica que uma velocidade maior provavelmente não será possível em sua residência com os equipamentos e distância atual;
41dB a 60dB - Regular. Limite para o funcionamento aceitável;
61dB a 65dB - Ruim;
65dB ou mais - Péssimo, problemas de conexão;

    A combinação do SNR Margin e Line Attenuation corresponde a qualidade real de sua internet, independente da velocidade que tenha, pois esses índices devem estar em números aceitáveis para que tenha uma conexão boa e estável;

    Para visualizá-los você deverá entrar no modem de sua operadora, independente da marca eles informarão esses dados.

Até a próxima.

sábado, 29 de julho de 2017

Mensagem de Erro ao tentar abrir arquivos do office (Word, Excel e Power Point)

Mensagem de Erro ao tentar abrir arquivos do office (Word, Excel e Power Point)

    Ao tentar abrir arquivo do office o mesmo apresenta um erro aparentemente estranho e que nos remete a possível problema de permissão, memória insuficiente ou até corrompimento do arquivo.



    Na verdade esse erro é ocasionado por uma proteção habilitada no office, mas como a mensagem não é clara por muitas vezes os usuários acreditam no corrompimento do arquivo e até mesmo em vírus.

    As mensagens possíveis são:

" Erro no Word ao tentar abrir o arquivo."
" Erro no Excel ao tentar abrir o arquivo."
" Erro no Power Point ao tentar abrir o arquivo."

    Para conseguir abrir o arquivo abra o software do Office (o mesmo procedimento deve ser realizado no Word, Excel e Power Point), um de cada vez.

  1. Vá em Arquivo > Opções;
  2. Clique em Central de Confiabilidade;
  3. Clique em Configurações da Central de Confiabilidade;
  4. Clique em Modo de Exibição Protegido;
  5. Desabilite as 3 opções:
  6. Clique em Ok;
  7. Feche o Word, Excel ou Power Point e tente abrir o arquivo novamente;
    O vídeo abaixo demonstra o procedimento acima:


Até a próxima.

domingo, 16 de julho de 2017

Internet conecta mas não navega

Internet conecta mas não navega

Windows 7, 8, 8.1 e 10

    Um problema que atormenta alguns usuários do Windows é o fato de estar conectado na rede mas não conseguir navegar na internet, porém outros dispositivos da rede encontram-se navegando normalmente.


    Ao acessar o prompt de comando (cmd) verifica-se que o ping funciona normalmente para qualquer site (ex. ping www.uol.com.br).

    Para solucionar esse problema basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abrir o Prompt de Comando como administrador (Menu iniciar > Clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando > Clique em Executar como Administrador);
  2. Digitar ipconfig /release [ENTER];
  3. Digitar ipconfig /renew [ENTER];
  4. Digitar ipconfig /flushdns [ENTER];
  5. Digitar ipconfig /registerdns [ENTER];
  6. Digitar nbtstat -rr [ENTER];
  7. Digitar netsh int ip reset all [ENTER];
  8. Digitar netsh winsock reset [ENTER];
  9. Feche o prompt de comando;
  10. Reinicie o computador;
    Pronto. Ao retornar o seu computador deverá voltar a navegar normalmente.

    Caso isso não resolva verifique se não há um proxy inserido nas configurações de internet:
  1. Clique no Menu Iniciar;
  2. Abra o Painel de Controle > Redes e Internet > Opções de Internet;
  3.  Clique na aba Conexões;
  4. Vá em Configurações da LAN;

  5. Verifique se há algum Servidor Proxy configurado, se houver desmarque essa opção, conforme imagem acima;
     Caso os procedimentos acima não resolvam recomendo que passe um software para verificação de Malware;

    Em caso de dúvidas poste nos comentários.

    Até a próxima.

domingo, 9 de julho de 2017

Como habilitar mais núcleos na inicialização do windows

Como habilitar mais núcleos na inicialização do windows


    Por padrão o Windows vem habilitado para utilizar apenas 1 núcleo em sua utilização, porém é possível configurá-lo, seguindo o tutorial abaixo, para que ele utilize mais núcleos na inicialização.


    Até a próxima postagem.

Como criar um pendrive bootável (inicializável)

Como criar um pendrive bootável (inicializável)

    Cada vez mais os pendrives vem facilitando nossas vidas, antigamente quando necessitávamos inicializar um equipamento com outro sistema, formatá-lo, recuperar alguma falha ou vírus, entre outras necessidades, precisávamos gravar uma mídia (CD ou DVD) para realizar a atividade.

    No vídeo abaixo mostro como podemos utilizar um pendrive para inicialização (boot) de maneira simples e prática:




    Espero que tenham gostado dessa postagem e aguardo sugestões.

sábado, 8 de julho de 2017

Inteligência Artificial: Instalando o Neuroph Studio

Inteligência Artificial: Instalando o Neuroph Studio


    Nesse post adiciono um vídeo o qual ensino a instalar o Neuroph Studio, ferramenta para trabalhar com inteligência artificial, mais precisamente redes neurais.

    Nessa ferramenta é possível criar uma rede neural, incluindo camadas ocultas, para simular diversos cenários antes mesmo de codificar a rede. Muito bom para estudantes e pesquisadores do tema.

    Em outras postagens iremos abordar temas mais aprofundados de inteligência artificial como algoritmos supervisionados, reforço e não supervisionados.

SSD possui vida útil?

SSD POSSUI VIDA ÚTIL?

    Essa é uma dúvida cada vez mais comum conforme os discos de SSD (Solid-State Drive) vêm ganhando o mercado. Ainda possuem preços elevados se comparados aos tradicionais HDDs (Hard Disk Drive), mas os ganhos de performance são muito elevados e isso vem tornando esses discos mais populares e obrigando as empresas fabricantes e criarem formas de torná-los mais acessíveis.

    Os HDDs não possuem uma vida útil definida e, por isso, esse tema veio a tona com a chegada dos SSDs. Como os SSDs são constituídos de células de memórias Flash NAND, que não são voláteis, o disco SSD tem as características de armazenamento de dados.

    As memórias do tipo Flash NAND possuem uma vida útil, constituída basicamente da quantidades de escritas na célula. Para evitar que uma célula seja mais desgastada que outras, os SSDs possuem uma controladora que, entre outras funções, distribui de maneira equilibrada as escritas nas células, fazendo assim com que todas tendem a ter o fim de sua vida útil o mais próximo possível e maximizando a vida útil do SSD.

    Veja o vídeo e leia o texto a seguir com mais detalhes sobre SSD e sua vida útil:



    Para tornar-se acessível a um público maior, os fabricantes desenvolveram diversas tecnologias que geraram 3 tipos de memórias Flash NAND:

  • Single Level Cell (SLC) - 1 bit por célula;
  • Multi Level Cell (MLC) - 2 bits por célula;
  • Triple Level Cell (TLC) - 3 bits por célula;
     Os 3 tipos mencionados acima são os responsáveis por Custo, Performance e Durabilidade. O gráfico abaixo é importante para entendermos melhor essa relação:


    Na figura acima vemos que a SLC é mais cara que a MLC que, por sua vez, é mais cara que a TLC, assim como a performance e durabilidade da SLC é maior que na MLC que é maior que na TLC.

    A controladora realiza toda a orquestração de leitura e escrita nas células de memória, sendo assim, entre suas atribuições está a de desgastar de maneira proporcional as células de memória Flash NAND. Sem esse recurso o SSD perderia sua capacidade total de armazenamento mais rapidamente, dado que umas células poderia ser inutilizadas antes de outras, comprometendo toda a vida útil do SSD.


    Agora que já respondemos sobre a vida útil do SSD, é importante sabermos que essa vida útil, quando mensurada, tende a ser muito longa.

    Todos os fabricantes disponibilizam uma métrica chamada TBW(Total Bytes Written)

    Existe uma fórmula, exposta abaixo, que é aceita pelo mercado, para termos ideia da quantidade de escrita por dia necessária para que um SSD dure o prazo de sua garantia.


%utilização ao dia = (TBW em TB * 1000)/(365*garantia em anos * Capacidade SSD em GB)

    Trazendo um caso real para análise, vamos pensar no seguinte cenário (real):

SSD: 240GB (TLC);
TBW: 80;
Garantia: 3 anos;

%utilização ao dia = (80 * 1000)/(365*3*240)
%utilização ao dia = 0,3044 = 30,44%
30,44% de 240GB = 73GB x dia  

    A conta acima nos mostra que, para que eu chegue ao final da garantia com o final da vida útil do SSD é necessário que eu grave ou apague, por dia, 73GB. Isso mesmo, eu preciso gravar ou apagar cerca de 30% da capacidade total de meu SSD diariamente para que ele só dure os 3 anos de garantia.

    É um número muito alto, considerando 24GB por dia, que já é muita coisa, esse mesmo SSD duraria cerca de 9 anos e assim por diante.

   Portanto, apesar da vida útil de um SSD ser uma realidade, a durabilidade dele é muito grande.

   Alguns questionamentos sobre a durabilidade dos dados armazenados com o SSD desligado. Já vi pessoas dizendo que quem tem SSD tem que ligar o computador ao menos uma vez por mês. Isso não é verdade. Segundo os fabricantes, de maneira conservadora, os dados armazenados no SSD duram cerca de 100 anos a 25ºC. Estudos já dizem que duram até mais mesmo em temperaturas um pouco mais altas. Portanto você não tem que ligar o computador com SSD todo mês, nem mesmo todo ano. Os dados que lá estão armazenados sobreviverão por cerca de 100 anos.

    Com relação a vida útil de um SSD, já comprovamos nessa postagem que não deve ser um impedimento para que você o compre. Recomendo os softwares do próprio fabricante para acompanhar a vida útil.

   Apenas para ilustrar um caso real, meu SSD de 240GB TLC, comprado há 1 ano e meio antes dessa postagem e instalado em um computador utilizado diariamente e ligado 24h aos finais de semana, consumiu apenas 2% de sua vida útil, ou seja ainda tenho 98% da vida útil dele por consumir. Fazendo uma conta proporcional, com a mesma utilização ele duraria ao todo 75 anos.

    Espero que tenham gostado da matéria e aguardo sugestões.


Como turbinar sua internet com uma configuração simples

Como turbinar sua internet com uma configuração simples    É sabido que seu provedor de internet lhe fornece uma conexão de internet com ...