Como otimizar o Windows para computadores antigos
Muitos ainda possuem computadores com configurações antigas para executar tarefas que não necessitam de desempenho do computador em si. Por exemplo, um programa de frente de caixa, um PDV, um serviço que fica escutando uma porta para tomar ações, por vezes são softwares que não requerem execuções pesadas ou elas estão concentradas em um servidor, para isso muitas empresas continuam com os equipamentos com configurações ultrapassadas, mas que para aquela finalidade atendem muito bem.
As vezes a configuração é tão ruim que o próprio windows permanece por todo o tempo consumindo 100% de CPU e torna a experiência com o próprio software ruim sem que ele esteja processando nada na máquina local.
Isso ocorre porque o Windows por padrão ativa recursos que requerem desempenho da máquina e conforme as atualizações vão ocorrendo e esses recursos sendo aprimorados, mais eles exigem.
Para melhorar isso e dar uma sobrevida ao computador em termos de performance existem algumas configurações simples que podem ser feitas, que explico no vídeo abaixo:
Essas configurações consistem em desativar recursos que, para essa finalidade, não são utilizados, entre eles a interface Aero, existente a partir do windows 7 e que deu nova cara ao design do Windows, mas que para quem quer apenas rodar um software simples, não é necessária.
Espero que tenham gostado!
Até a próxima!